sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A AUDÁCIA DA ESPERANÇA VENCE NOBEL DA PAZ.

A AUDÁCIA DA ESPERANÇA VENCE NOBEL DA PAZ.

A manhã do dia 09 de outubro de 2009 pontifica a primavera com um brilho muito especial para a humanidade, a Premiação do Nobel da Paz para Barack Obama. O simbolismo da concessão do Prêmio pela Academia de Oslo consolida e pavimenta todo um longo caminho e um árduo processo de conquistas a ser desafiado num contexto histórico que relega a afrodescendência a padrões de subcidadania . Se a eleição do chefe da White House foi um marco na história política norte-americana e ecoou em nível planetário, a premiação com oito meses de mandato silencia, cala e guarnece de insuspeitabilidade a sua legitimidade como uma liderança internacional.
A reação dos representantes dos Estados que mais exercem influência e domínio sob a política internacional, evidencia o papel importante do premiado nas questões mais candentes do século XXI, ou seja aquecimento global e a luta pelo desarmamento nuclear .
A mudança da doutrina isolacionista norte-americana tem sido fortificada pelo comprometimento em buscar consensos no âmbito internacional e pela pela escolha política da via diplomática como meio de solução pacífica de conflitos, ao contrário da nefasta era Bush onde a solução dos conflitos de interesses norte-americanos não levava em conta os reflexos na sociedade intercional , o desatino da política belicista tinha como predileção mefistofélica a Guerra como princípio das relações internacionais desprestigiando o tsunami financeiro que se avizinhava e o aquecimento global que penaliza a todos em especial as regiões já sacrificadas pela miséria em todas as suas manifestações.

A crença no lema da campanha presidencial - "Yes we can change" não se limita somente a possibilidade de mudança no cenário político interno norte-americano, representa a possibilidade de mudança no contexto internacional traumatizado não só economicamente pela crise financeira internacional.
O reverendo Martin Luther King Jr., em memorável discurso Why We Can't Wait - porque nós não podemos esperar - prenunciou a urgência de mudanças na vida social americana em meio a crueldade da injustiça social que sofria os afro-americanos. O mundo não pode esperar. A descúria ao meio ambiente insta os Estados a promoverem mudanças e a adotarem políticas que possam viabilizar o desaquecimento.

Razões inúmeras, com certeza, motivaram o comitê norueguês a escolher Barack Obama. A crise protagonizada pelos EUA colocou o seu Chefe de Estado, recém eleito com uma tarefa de enfrentá-la , restá-lhe o papel semelhante ao Mito Odisseico e como tal na superação do sonho impossível, tanscender como Ulisses o âmbito do mito e se converter em símbolo de capacidade para superar as advsersidades. Tal momento o coloca como homem com perfil capaz de adaptar-se, pela astúcia e o bom senso, a um mundo cada vez mais complexo e em contínua mutação.

O fio de Ariadne hoje está colocado nas mãos de quem tem capacidade e habilidade suficientes para dar conta da complexidade do mundo em que vivemos. A Paz e a Segurança internacional está na celebração da capacidade e habilidade em exaurir todas as possibilidades de diálogo como meio de solução de conflitos. As evidências do contexto internacional apontam no sentido de que todas as tragédias humanas tem como cenário principal a violência estrutural - desigualdade social que gera injustiça social da qual nenhuma ordem jurídica é capaz de solucionar se dispensar as alianças com a sociedade civil seja ela no âmbito interno seja no internacional.

Digamos que a esperança é a primeira que nasce e a última que morre. As razões de Martin Luther King Jr., Nelson Mandela igualmente premiados enunciam uma racionalidade, um modus vivendi, com compreensões diversas, rompendo antigos paradigmas que afastam do humano o que nos é essencialmente sagrado: Justiça e Paz.

Um comentário:

Hex Karl disse...

Independente do governo que vem fazendo o Seu Obama lá nos EEUU, essa premiação mostra a força do negro no cenario mundial. E apesar da esquerda radical brasileira tentar malhar Obama e nas entrelinhas ver injustiças em sua escolha, preterindo a de Lula, as pessoas que escolheram Obama são os mesmos "olhos Azuis" causadores de crise que escolheram o Rio2016 (COI), ou o Brasil 2014 (FIFA).